quarta-feira, 7 de julho de 2010

O que a tecnologia faz com a escola? O que a escola faz com a tecnologia?


Alberto Tornaghi.

Como diz a revista, “A tecnologia nada faz, quem faz algo na escola são os educadores, os alunos, os gestores, enfim, agente que lá está. A tecnologia é uma ferramenta...”
É necessário uma harmonia entre os envolvidos: aluno X professor X tecnologia para que se alcance os objetivos pedagógicos e que a pesquisa não se restrinja só em copiar e colar conteúdos, sem nem sequer seja lido.
O planejamento da aula, antes de levar o aluno ao laboratório de informática é muito importante para que a pesquisa tenha sentido. O autor Alberto Tornaghi, sugeriu atividades como: 'colagem de trechos de outros textos, mas que inclua mais de uma fonte (3 ou4). Ao copiar, os alunos devem citar as fontes. Reunir fragmentos de muitas fontes, produzindo um texto q ue tenha sentido, pois precisarão fazer leitura crítica do original, se puder, fazer breve comentário... o trabalho poderá ser publicado na própria internet, em algum blog...” Achei muito interessante essas atividades sugeridas, pois incentivará o aluno na pesquisa e a praticar o senso crítico.
A enciclopédia Wikipédia, que funciona, além da pesquisa, como espaço de publicação é um projeto comunitário, uma enciclopédia livre que tem como objetivo, inserir alunos, internautas a lerem verbetes, inserir novos, corrigir ou ampliar por qualquer pessoa, tendo especialistas que verificam se o que foi inserido é correto, se não é ofensivo, etc.
O aluno se sentirá importante, se percebendo autores de uma enciclopédia de alcance mundial. Isto fará com que eles passem a gostar da leitura e da escrita e até melhorar o seu português, pois, os vocabulários serão corrigidos e verão que nem tudo que se fala, como gírias ou outras palavras sem entendimento na nossa língua, não devem ser levadas em consideração.
Outras tecnologias também são importantes, como a tecnologia digital, pois levam os alunos a possibilidade de produzirem outros meios de linguagem como a produção de vídeos e animações utilizando os programas já instalados nos computadores.
O aluno terá possibilidade de criar um vídeo e praticar tecnologia, que antes era uma coisa tão difícil, hoje se tornou possível devido ao fácil acesso.
“O que a escola deve fazer com a tecnologia? Deixar que seja um espaço de produção, de exploração, de experimentação e de colaboração para seus alunos.”
É o que esperamos da escola, que ela seja um ambiente prazeroso, que mexa com a autoestima dos seus alunos para que ele aprenda coisas novas com a utilização da tecnologia para que os alunos alcancem todos os objetivos pedagógicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário