segunda-feira, 12 de julho de 2010

Como eu sou como professor e aprendiz?

Eu sou uma professora que estou num permanente processo de aprender a aprender, procuro ouvir os alunos e levar conhecimentos, através dos seus conceitos prévios. Ensinar e aprender são desafios que enfrentamos na nossa jornada pedagógica.
Promover o desenvolvimento intelectual do aluno depende da motivação que o professor irá proporcionar em sala de aula e no laboratório de informática.
A tecnologia nos força a fazer coisas novas, a ser um professor pesquisador, onde através da pesquisa e da prática, o papel do professor passará a ser orientador/mediador, ensinar a partir do que aprendemos. Este recurso novo da educação é um estímulo para os alunos.
Eu sou um aprendiz quando absorvo e reproduzo todas as informações que recebo e que irão produzir conhecimentos próprios. Professores maduros intelectualmente e emocionalmente, curiosos, entusiasmados, ousados, que saibam motivar e dialogar e alunos curiosos e motivados, facilitam o processo de aprendizagem e estimulam as melhores qualidades do professor, tornando-se parceiros na caminhada pedagógica professor/educador.
O interesse e a curiosidade dos alunos pela tecnologia, favorecem o sucesso das atividades informatizadas. O professor organizando atividades interessantes, permite a exploração e a sistematização de conhecimentos compatíveis ao nível de desenvolvimento intelectual.
O papel do professor é de facilitador e gestor de processos de aprendizagem, não se restringindo a mera instrução. Professor e aluno partilham conhecimentos, através de discussões e informações obtidas.
Pretendo crescer, desenvolver e me tornar um professor informatizado, procurando ser criativa, articuladora e principalmente parceira de meus alunos no processo ensino/aprendizagem.



Relacionar o ensinar a distância em novas tecnologias ao que eu espero do curso.


O ensino a distância é uma experiência nova para mim e junto com as TIC, terei base na articulação entre a prática pedagógica com o uso de tecnologias, junto com a realidade da escola.
O curso a distância é uma alternativa para o professor que tem várias atribuições e não tem tempo de se reciclar em cursos presenciais. Ele exime a presença física constante do cursista, flexibilidade para estudar, entre outros benefícios. A proposta do curso é muito interessante, pois com as instalações de ambientes pedagógicos, disponibilidades de conteúdos e recursos educacionais multimídias e digitais e outros, a formação continuada dos professores e outros agentes pedagógicos das Tecnologias de Informação Comunicação (TIC), são muito necessários, nas escolas.
Os objetivos gerais e específicos do ProInfo Integrado, o curso Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC(100), visa a oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores possam compreender o potencial pedagógico, planejar estratégias de ensino aprendizagem e utiliza as TIC na prática pedagógica.
Eu espero ao término do curso atingir o perfil esperado e ser capaz de perceber o papel das tecnologias de informação e comunicação nos setores da cultura contemporânea e de situar sua importância para a educação, conhecer diferentes mídias para trabalhar tecnologia digital, identificar novas linguagens trazidas por essas mídias e compreender o respectivo potencial para o ensino e a aprendizagem, situando-se no contexto escolar. Ser capaz de planejar situações de ensino focadas na aprendizagem dos alunos, usando diferentes tecnologias que os levem à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades em cada série do curso e perceber -se como sujeito ético e comprometido com a qualidade da escola dos cidadãos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário