segunda-feira, 4 de abril de 2011


Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador e filósofo brasileiro. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. Autor de “Pedagogia do Oprimido”, um método de alfabetização dialético, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.
Objetivo: Ensinar o aluno a ler o mundo para poder tranformá-lo.
Preconizava educar para conscientizar o aluno e procurava fazer isso entre as camadas mais populares, tornando o aluno mais crítico.
Para Freire o professor funciona como uma ponte para o aluno em direção a criação ou produção de conhecimento, pois segundo ele "ninguém ensina a ninguém, mas as pessoas não aprendem sozinhas. Os homens se educam entre si mediados pelo mundo."
Segundo Paulo Freire o aluno alfabetizado ou não, chega à escola levando uma cultura que não é melhor nem pior que a do professor, pois os dois lados aprenderão juntos.
"A valorização da cultura do aluno é a chave para o processo de conscientização preconizado por Paulo Freire, está no âmago de seu método de alfabetização."

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